Palácio Primavera - Deputado Ricardo Nagib Izar, Praça Sesquicentenário, Avenida Vinte e Três de Setembro nº234, Centro, Serra Negra/SP CEP: 13930-000
Atendimento: Seg a Sex - 09h 11h - 13h as 17h
| (19) 3942-9800
Telefone Câmara Municipal de Serra Negra - SP
Atendimento
Seg a Sex - 09h 11h - 13h as 17h
(19) 3942-9800
Funcionamento Câmara Municipal de Serra Negra - SP
Funcionamento
Seg a Sex - 08h as 17h

Projeto desta Ordem - 13/03/2017

COMISSÃO DE 


FINANÇAS E ORÇAMENTO


 


PROCESSO Nº 0149/2016 - CMSN.


          “PARECER 


SOBRE AS CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE SERRA NEGRA, REFERENTES AO EXERCÍCIO DE 2014, PROCESSO TC – 00550/026/14 DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO”.


 


PREFEITO: DR. ANTONIO LUIGI ÍTALO FRANCHI. 


 


I – RELATÓRIO: 


 


 Foi protocolizado nesta Casa de Leis, em 15 de dezembro de 2016, o ofício nº 780/2016 - UR.19, do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, encaminhando o processo referente ao TC-00550/026/14.


 


 Em virtude do recesso parlamentar os presentes autos permaneceram sem andamento durante o final do exercício de 2016 e durante o mês de janeiro de 2017.


 


 Veio a lume relatório da auditoria com inspeção “in loco” realizada pelo Órgão competente, objetivando o fim colimado no disposto na Lei Complementar 709/93, artigo 2º, inciso II, realizando os exames de acordo com os objetivos visados (fls. 14/64). 


 


 O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, participou e opinou durante todas as fases da instrução processual, bem como do julgamento das contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra, referentes ao exercício de 2014.


 


 Analisando os autos principais e o processamento dado pelo Egrégio Tribunal de Contas, verifica-se que os procedimentos legais foram observados por aquele Órgão, nada merecendo ser ressaltado. 


 


 Sobreveio relatório do Exmo. Sr. Dr. Conselheiro com a consequente emissão do PARECER FAVORÁVEL das contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra, referentes ao exercício de 2014, vide fls. 186, dos autos principais, com o seguinte teor:


 


 “Aplicação no Ensino – 27,00%; Despesas com FUNDEB – 100%; Magistério – FUNDEB – 95,58%; Despesas com Pessoal – 42,14%; Aplicação na Saúde – 21,90%; Superávit Orçamentário – 1,27%. A Colenda Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em sessão realizada em 13 de setembro de 2016, pelo voto dos Conselheiros Edgard Camargo Rodrigues, Presidente e Relator, Renato Martins Costa e Cristiana de Castro Moraes, nos termos do artigo 2º, inciso II, do Regimento Interno, decidiu emitir Parecer Favorável às contas do Prefeito Municipal de Serra Negra, relativas ao exercício de 2014, com advertências e recomendações. O processo ficará disponível aos interessados para vista e extração de cópia, independentemente de requerimento, no Cartório do Conselheiro Relator. Publique-se. São Paulo, 21 de setembro de 2016. EDGARD CAMARGO RODRIGUES – Presidente e Relator.”


 


  Encaminhados os autos a esta Casa de Leis, após as providências de praxe, conferiu-se vista à Comissão de Finanças e Orçamento, que opinou pela concessão do prazo improrrogável de quinze dias para que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, responsável pelas contas de 2014, Dr. Antonio Luigi Ítalo Franchi, apresentasse defesa, cumprindo com o preceito constitucional do contraditório e da ampla defesa. 


 


 Tempestivamente foram apresentadas as justificativas e esclarecimentos pelo então Prefeito Municipal (fls. 18/19), não juntando documento.


 


 Desta feita, vieram conclusos os autos para prolação deste Parecer, na data de 08 de março de 2017.


 


 É o necessário relato dos fatos.


 


II - DO JULGAMENTO PELO EGRÉGIO TRIBUNAL DE CONTAS:


 


 Conforme já mencionado no relatório acima, o Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, à fl. 186, emitiu Parecer prévio favorável à aprovação das contas apresentadas pela Prefeitura do Município de Serra Negra, referentes ao exercício de 2014. 


 


 


III – DA DEFESA DO RESPONSÁVEL PELAS CONTAS:


 


 Em breve síntese, o Exmo. Sr. Prefeito Municipal e responsável pelas contas do exercício de 2014, enfatizando que as contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra estão plenamente aptas à aprovação por esta Casa Legislativa, como, aliás, consta do parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; ressaltou que os princípios ditados pelo caput do artigo 37, da Constituição Federal, foram seguidos rigorosamente, sem qualquer exceção; que o Município de Serra Negra, durante o exercício de 2014, atendeu aos índices constitucionais, tais como: ensino fundamental e educação infantil: 27,00%; FUNDEB (Magistério): 95,58%; Pessoal: 41,41%; Saúde: 21,90%; Superávit Orçamentário: 1,27%.


 


 Esclareceu que com relação aos precatórios, encargos sociais, despesas com pessoal e subsídio dos agentes políticos, nenhuma irregularidade foi constatada pelo Tribunal de Contas, o que demonstra que a seriedade com o trato com o dinheiro público é uma norma realista e sempre cumprida pelo então prefeito e responsável pelas contas de 2014.


 


 Enfatizou que o Ministério Público de Contas concordou com todos os pareceres técnicos e opinou pela emissão de parecer favorável à aprovação das constas (fls. 152/153). 


 


 Também, as recomendações exaradas foram de ordem formal, sem maiores consequências para macular o trabalho realizado pela equipe técnica e administrativa da Prefeitura Municipal de Serra Negra, durante o exercício de 2014.


 


           Solicitou, por fim, aos Vereadores desta Câmara Municipal, a aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra, referentes ao exercício de 2014.


 


IV - DO MÉRITO:


 


 Primeiramente, cumpre ressaltar que todos os procedimentos determinados pela Constituição Federal, Lei Orgânica do Município de Serra Negra, Regimento Interno da Câmara Municipal de Serra Negra e demais normas legais vigentes e aplicáveis à matéria, com relação à análise das Contas do Poder Executivo Municipal, referentes ao exercício de 2014, estão sendo fielmente observados e cumpridos, sendo que nada tenho a opor ou a acrescentar quanto a sua regularidade e processamento. 


 


 Cumpre destacar que cópia das contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra, referentes ao exercício de 2014, foi disponibilizada e permaneceu à disposição da população para análise e a apresentação de questionamentos sobre as referidas contas, na forma da Lei, mas que, até o presente momento, não foi apresentado nenhum questionamento, pedido de informações ou esclarecimentos por parte da população ou de munícipe. 


 


 Analisados detalhadamente todos os documentos constantes dos autos, principalmente os apontamentos apresentados pelo Egrégio Tribunal de Contas, nota-se que a administração municipal, no exercício de 2014, cumpriu e observou as várias regras determinadas na Constituição Federal e em inúmeras Leis e Normas legais vigentes.


 


Houve, por parte da atual administração municipal, no exercício de 2014, uma preocupação especial quanto aos gastos com a educação e com a saúde, aplicando recursos além do mínimo exigido legalmente, demonstrando, com tais medidas, o acerto administrativo, priorizando tais áreas durante o exercício de 2014, com a aplicação do percentual de 27,00% na área da educação e, 21,90% na área da saúde, ou seja, acima do mínimo legal, que seriam de 25% e 15%, respectivamente, conforme determina a Constituição Federal; bem como as despesas com pessoal ficou em 42,14%, percentual este abaixo do limite constitucional.


 


Também, as falhas e recomendações exaradas pelo Egrégio Tribunal de Contas foram de ordem formal, sem maiores consequências e incapazes de macular o trabalho realizado pela equipe técnica e administrativa do Poder Executivo do Município de Serra Negra/SP, durante o exercício de 2014.


 


 Ainda com relação às impropriedades apontadas pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que, aliás, comunmente ocorrem em qualquer administração municipal, entendo que as mesmas devem ser remidas da mesma forma com que foram relevadas pela Egrégia Corte de Contas, por se tratarem de falhas eminentemente formais, sendo que a maioria delas foram revistas e até sanadas nos exercícios posteriores, sem prejuízos à Municipalidade.


 


Tem-se que, “data máxima vênia”, o julgamento realizado pelo Egrégio Tribunal de Contas analisa, como base de seus apontamentos, os aspectos contábeis e financeiros, o que, na prática, teria que ser realizado considerando conjuntamente a melhoria da gestão administrativa como um todo, sendo certo que os melhoramentos e benefícios colocados à disposição da população e as ações desempenhadas para o desenvolvimento de todo o Município, certamente foram adotados pela atual administração, também no exercício de 2014.


 


 A exemplo das contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra dos exercícios de 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, as contas referentes ao exercício de 2014 também recebeu o parecer favorável do Egrégio Tribunal de Contas de São Paulo, não sendo necessário sequer formular pedido de reexame.


 


 Em caráter meramente ilustrativo, atualmente a situação da Municipalidade é mais positiva do que a administração anterior, tornando-se totalmente executável a gestão financeira e orçamentária do Município.


 


 Diante de tais fatos, considerando ainda as dificuldades de se administrar todo um Município, conclui-se que a atual administração, também no exercício de 2014, se esforçou em sua gestão administrativa e financeira, entendendo este Relator que o trabalho foi realizado a contento, cumprindo com as determinações legais, considerando ainda a grande margem de acertos, também discriminados pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.


 


                    V – CONCLUSÃO:


 


 Diante das análises efetuadas de todos os anexos e acessórios que compõem este procedimento e, pelas razões acima invocadas, este Relator é de parecer no sentido de que seja APROVADO o Parecer prévio emitido pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com a consequente aprovação das contas do Município de Serra Negra/SP, referentes ao exercício de 2014.


 


 E, para tanto, seja aprovado o competente Projeto de Decreto Legislativo, consoante o artigo 212, do Regimento Interno desta Casa de Leis.


 


VI – VOTO:


 


Por fim, após criteriosa análise das contas, é o voto deste Relator para que seja mantido o parecer favorável às contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra/SP emitido pela E. Corte de Contas, de modo a APROVAR as contas desta Municipalidade, atinentes ao exercício de 2014.


 


 Esperando contar ainda com a concordância dos demais membros desta Comissão de Finanças e Orçamento, o presente é submetido à apreciação do Douto e soberano Plenário, a quem cabe a decisão final.


 


 Sala das Sessões em 09 de março de 2017.


 


COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPA DE SERRA NEGRA


 


 


Vereador WAGNER DA SILVA DEL BUONO


- Presidente/Relator - 


 


     - Aprovamos o parecer supra (referente às contas da Prefeitura Municipal de Serra Negra, exercício de 2014):


 


Vereador ROBERTO SEBASTIÃO DE ALMEIDA


                 - Membro -


 


 


Vereadora MARIA RITA MENEGATTI PINTON TOMALERI                                             -                                     - Membro -


 


 


-------------------------------------------------------


 


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01, DE 2017.


 


(Aprova as contas referentes ao exercício de 2014 da Prefeitura Municipal da Estância de Serra Negra)


 


 A CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA DE SERRA NEGRA DECRETA:


 


 Art. 1º Ficam aprovadas as contas da Prefeitura Municipal da Estância de Serra Negra, referentes ao exercício de 2014.


 


 Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.


 


 Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.


 


          Câmara Municipal da Estância Hidromineral de Serra Negra, 09 de março de 2017.


 


 


                        MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA


 


 


                                                Ver. FELIPE AMADEU PINTO DA FONSECA


                                        Presidente da Câmara Municipal de Serra Negra/SP


 


 


 


 


Verª. MARIA RITA MENEGATTI PINTON TOMALERI   Ver. EDUARDO APARECIDO BARBOSA


            1ª Vice Presidente    2º Vice Presidente


 


 


 


Ver. RICARDO FAVERO FIORAVANTI                      Ver. LEONEL FRANCO ATANÁZIO


 1º Secretário                                            2º Secretário